Turismo

LUGARES FOLKCOMUNICACIONAIS EM CUIABÁ

São Gonçalo Beira-Rio

Restaurante de comida típica no São Gonçalo Beira-Rio
 Foto:Yuji Gushiken


O bairro é uma antiga vila de pescadores e artesãos, que nos últimos anos ganhou nova vitalidade econômica a partir da aplicação dos saberes tradicionais ligados à natureza da região, localizada às margens do rio Cuiabá. Hoje, o bairro abriga várias peixarias que oferecem pratos da culinária tradicional cuiabana à base de peixes, em especial no almoço. Os restaurantes são em geral tocados por famílias, que adequaram suas residências ao negócio da gastronomia popular. Os espaços são muito simples, mas aos poucos ganham estrutura que atrai em média mais de 2 mil pessoas nos finais de semana e feriados. São servidos pratos como ventrecha de pacu, pirão de peixe, mujica de pintado, pintado frito, farofa de banana e rapadura de sobremesa. Nas domingueiras do bairro em geral tem samba (pagode e clássicos) num dos bares e eventualmente bailes de lambadão no Centro Comunitário. A maioria dos restaurantes, apesar da simplicidade que caracteriza o lugar, aceita cartões de débito e crédito. O SGBR fica a 15 ou 20 minutos do Centro de Cuiabá e a 5 minutos do campus da UFMT. Na Avenida Fernando Correa (sentido Centro-Coxipó), depois da ponte sobre o Rio Coxipó, dobrar à direita (veja placa de sinalização) e seguir em frente.

Bonsucesso



Bonsucesso, bairro em Várzea Grande, às margens do Rio Cuiabá
Foto: Yuji Gushiken


Bonsucesso, assim como o São Gonçalo Beira-Rio, é uma vila de pescadores que também adaptou-se à economia da gastronomia popular. O bairro fica no município de Várzea Grande, na Grande Cuiabá. Às margens do Rio Cuiabá, moradores de Bonsucesso abriram restaurantes onde oferecem pratos típicos da culinária local à base de peixes: ventrecha de pacu, pintado frito, mujica de pintado, farofa de banana e rapadura de sobremesa. O bairro é um lugar tranquilo, onde a população da capital e de Várzea Grande costuma almoçar nos finais de semana e feriados. Bonsucesso fica a cerca de 7 km do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. No bairro há casas que vendem produtos como rapadura, doces e peças artesanais. Às vezes é possível ouvir bandas de lambadão fazendo ensaio numa das casas. Para chegar ao lugar, mais fácil ir com alguém que conhece a região. Mas vale a pena saborear um prato à base de peixe debaixo de uma mangueira ou às margens do Rio Cuiabá.

Peixe frito em Bonsucesso
 Foto:Yuji Gushiken


Bolicho do Sesc Arsenal
Comidas típicas de Cuiabá, do Brasil e de outros países
Foto: Yuji Gushiken
O Sesc Arsenal, no Centro Sul (já na divisa com o Porto), abriga toda quinta-feira à noite, a partir das 18h, uma feira de comidas artesanais, típicas de Cuiabá, de outros estados e outros países. Bolicho é o nome que se dá, em Cuiabá, a pequenos comércios de secos e molhados. O evento semanal ganhou o nome de Bolicho, na medida em que reconstitui o comércio de comidas típicas e peças de artesanato nos corredores Sesc Arsenal, que em anos anteriores já foi um quartel e depósito de armamentos. As barracas são armadas nos corredores que margeiam o jardim interno. As pessoas pegam um prato e se sentam nas mesas, nos bancos ou mesmo no gramado do jardim. O local dispõe ainda de teatro, sala de exposições, sala de vídeo, biblioteca e bar. Dependendo do dia, pode-se apreciar comidinhas típicas e outro evento artístico na mesma noite. O Sesc Arsenal fica na rua Treze de Junho, a 2 minutos de carro do Centro Velho de Cuiabá. O lugar de referência mais conhecido nas proximidades é o Estádio Dutrinha.

Casa do Artesão
A Casa do Artesão hoje está vinculada ao Sesc Mato Grosso, a apenas uma esquina um prédio do Sesc Arsenal, na divisa entre o Centro Sul e o bairro do Porto. Na Casa do Artesão funciona um bazar para venda de peças artesanais de distintas matrizes culturais (populações ribeirinhas, indígenas, novos artesãos) e uma lanchonete com café típico cuiabano (chamado localmente de “tchá-co-bolo”, que constitui-se de bolo de arroz, bolo de queijo e café. No subsolo funciona um museu com peças artesanais de populações tradicionais da Baixada Cuiabana e de outras regiões de Mato Grosso. Um restaurante com comidas típicas cuiabanas funciona no anexo mais recentemente construído. O restaurante tem ar condicionado e oferece boa estrutura para um almoço tranquilo no bairro do Porto, a dois minutos de carro do Centro Velho de Cuiabá.

Praça da Mandioca

Praça Conde Azambuja, mais conhecida como Praça da Mandioca
 Foto: Yuji Gushiken


A Praça Conde Azambuja, no Centro Velho de Cuiabá, é mais conhecida como Praça da Mandioca. Ela fica num trecho residencial no final da Rua Pedro Celestino, na bifurcação da Avenida Mato Grosso com Avenida Prainha. A ampliação do perímetro urbano produziu historicamente um processo de obsolescência do Centro como local de moradia. Mas comerciantes começaram a abrir bares, cerca de sete anos atrás e o bairro passou a vivenciar nova fase de vida econômica, social e cultural. Os bares trouxeram as pessoas de volta ao Centro, principalmente à noite. A Praça da Mandioca tornou-se um reduto da boemia que aprecia MPB e variações como samba e música sertaneja. Mais recentemente, nova leva de empreendedores também passaram a investir em restaurantes e bares, que funcionam também como casa de shows, espaços de exposição artística, brechó e tem sido desde então um lugar de intervenções artísticas e culturais na música, no teatro, nas artes visuais.

Turismo Ecológico e de Esportes Radicais na Região de Cuiabá

A organização da XVII Folkcom pesquisou e selecionou vídeos disponibilizados publicamente no canal Youtube com imagens e dados de locais usados para turismo ecológico e prática de esportes radicais. Não há nenhuma relação comercial do evento Folkcom com os produtores dos vídeos. Apenas o link para os vídeos, com imagens do vasto território da Baixada Cuiabana e região.

NOBRES

Nobres (120 km de Cuiabá)
Nobres (120 km de Cuiabá): Programa Mais Você
 Nobres (120 km de Cuiabá)

LAGO DO MANSO

Lago do (Rio) Manso (86 km de Cuiabá) (Paraquedismo) Lago do Manso (86 km de Cuiabá) (Chalana) Lago do Manso (86 km de Cuiabá) (Wakeboard) 
CHAPADA DOS GUIMARÃES
Chapada dos Guimarães (70 km de Cuiabá) (Por Turistas) 
Chapada dos Guimarães (70 km de Cuiabá) (Regina Casé)
Chapada das Guimarães (70 km de Cuiabá) (Caco Barcelos) 
BALNEÁRIO DE ÁGUAS QUENTES
Águas Quentes (Serra de São Vicente, 100 km ao sul de Cuiabá) 
PANTANAL
Pantanal Norte (145 km de Cuiabá) (Sesc Pantanal) 
Pantanal (90 km de Cuiabá) Pousada Piuval 
 Pantanal (90 km de Cuiabá) Passeio a cavalo pantaneiro
 Pantanal (110 km de Cuiabá) (Município de Barão de Melgaço)
JACIARA
Jaciara (142 km a Sudeste de Cuiabá) (rafting)
 Jaciara (142 km a Sudeste de Cuiabá) (canoagem e rafting)
CUIABÁ
Rio Coxipó do Ouro (30 km de Cuiabá) (Stand Up Paddle)
Rio Claro (30 km de Cuiabá/divisa com Chapada) (Imagens subaquáticas)   Rio Cuiabá (local não informado) (Pescaria de pintado) Caso não deseje o seu vídeo disponibilizado neste blog, entre em contato com a organização do evento através do e-mail folkcom2015secretaria@gmail.com.
Página inicial

Copyright © Folkcom Cuiabá 2015 | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes