Convidados


CONFERENCISTAS

Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros
Pós-doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ (2008); Pós-doutorado em Antropologia pela UNICAMP (1999). Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa "Pensamento Social: Memória, Espaço Urbano e Cultura" CNPQ/UERJ. Autora dos livros: Juazeiro do Padre Cícero A Terra da Mãe de Deus; Arthur Ramos e as Dinâmicas Sociais de Seu Tempo; A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão e Nelson Werneck Sodré: um perfil intelectual. Escreveu mais de uma centena de capítulos de livros e artigos em periódicos e jornais, no Brasil e no exterior.

Maria Eugenia Borsani
Professora de tempo integral e pesquisadora da Universidade Nacional del Comahue, em Neuquén, Argentina. Cofundadora da Carreira de Filosofia (1998) e da Pós-Graduação em Filosofia e Crítica da Cultura (2003) na Universidade Nacional del Comahue. Diretora e codiretora de projetos de pesquisa desde o ano 2000. Atualmente, dirige o Projeto de Pesquisa “O presente em tempos globais: Geopolítica do conhecimento e novas modalidades de colonialidade”. Diretora do Centro de Estudos e Atualização em Pensamento Político, Decolonialidade e Interculturalidade (Ceapedi). Diretora da revista Otros Logos. Autora de “Uma bisagra entre la hermenêutica y la filosofia de las ciências” (2005), coeditora de “Filosofia-Crítica-Cultura” (2006) e de “La diversidade, signo del presente” (2009). Autora de artigos e capítulos de livros.

Roberto Corrêa
Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de viola na Escola de Música de Brasília, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Recebeu a Ordem do Mérito Cultural em 2008 pelas suas contribuições à cultura brasileira. Considerado um dos maiores violeiros do Brasil, é pesquisador-compositor-intérprete de vários tipos de viola, com ênfase em viola caipira e também experimentações com viola de cocho típica da Baixada Cuiabana. Gravou e lançou 18 discos (entre LPs e CDs) e é autor do livro “Composições para viola caipira” (2006).


PARTICIPANTES DE MESAS-REDONDAS E PAINÉIS

Abel dos Anjos
Professor e pesquisador do Curso de Música do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atua na área de História da Música no Ocidente, com ênfase em canto gregoriano e viola-de-cocho. É autor de “Sinfonia Pantaneira”, obra pioneira na experimentação para viola-de-cocho e orquestra. É autor também, entre outros, do livro “Viola de Cocho: Novas Perspectivas” (Editora da UFMT, 1993). Foi um dos primeiros professores universitários a levar a viola de cocho para o ambiente acadêmico.

Betânia Maciel
Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na Universidade Federal Rural de Pernambuco (Posmex-UFRPE). Professora do Mestrado Acadêmico em Educação, Culturas e Identidades, em associação com a Universidade Federal Rural de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco. Professora e pesquisadora do Grupo Esuda de Interlocução Acadêmica da Faculdade de Ciências Humanas. Vencedora do Prêmio Luiz Beltrão/Intercom em 2013.

Carlos Francisco Bauer
Professor de Filosofia da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Argentina. Licenciado e doutor em Filosofia pela UNC. Recebeu carta de recomendacão do Dr. Enrique Dussel para criar Cátedra de Filosofía Crítica firmada no México, em 2013. Bolsista do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Coréia do Sul (2008-2009). Ganhador do Primeiro Prêmio do VIII Concurso Internacional de Ensaio “Pensar a Contracorrente (Havana, 2011). Integrante de projetos de pesquisa de 2005 a 2010 no Centro de Investigação María Salerme de Bunichon/Faculdade de Filosofia e Humanidades/Universidade Nacional de Córdoba (CIFFYH/UNC). Membro do Contemporary Korean and North-East Asian Studies Program/School of History. Membro pesquisador do CIFFYH/UNC (2012-2013). Autor de artigos e capítulos de livros.

Celso Francisco Gayoso
Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Até 2014 foi professor adjunto do Departamento Acadêmico de Comunicação Social da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Vilhena. Tem desenvolvido pesquisas sobre comunicação e processos interculturais na América Latina e na interface entre comunicação, cultura e linguagens na Amazônia. Desde 2015-1, é professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas.

Cristian Yáñez Aguilar
Doutor em Ciências Humanas (Discurso e Cultura) pela Universidade Austral do Chile (UAC). Jornalista e professor na Universidade Austral do Chile, em Valdívia. Licenciado em Comunicação Social pela UAC (2009). Estágio doutoral em Antropologia Social na Universidade de Buenos Aires para estudos de performance e folclore com o Dr. Fernando Fischman. Coinvestigador do projeto “José Santos Lincomán Inaicheo: Artes, política e identidade Williche em Chiloé” (2014). Autor de artigos e capítulos de livros.

Cristina Schmidt
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora no Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas (GRUPPU-UMC) e da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom), da qual também é sócia-fundadora. Coordenadora do projeto de pesquisa Redes Culturais e Circuitos Midiáticos na Construção de Políticas Públicas. É autora, entre outros, do livro “Viva São Benedito: festa popular e turismo religioso em tempo de globalização” (Editora Aparecida, 2000).

Dolores Gomes Galindo
Doutora em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT). Líder do Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Criação (Lab.TeCC-UFMT). Membro e uma das criadoras da Rede Centro-Oeste de Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas (Rede CO3). Membro da equipe coordenadora da Red Latinoamericana de Posgrados en Estudios sobre la Cultura (ReLaPec).

Eliane Mergulhão
Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com estágio de pós-doutoramento em Ciência da Informação pela mesma instituição. Professora na Universidade Paulista (Unip) e na Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos (Fatec-SJC). Secretária Geral do Sindicato dos Professores de São José dos Campos. Desenvolve, entre outros temas, pesquisas sobre literatura brasileira, folkcomunicação e comunicação dos excluídos.

Fábio Corniani
Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em São Borja-RS. Desde 2014 é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna.


Guilherme Moreira Fernandes
Doutorando em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor na Faculdade de Comunicação e professor convidado da Especialização em "Televisão, Cinema e Mídias Digitais" da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom-UFJF). Diretor Administrativo da Rede Folkcom.

Itamar de Morais Nobre
Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Membro dos grupos de pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (Pragma) e Cultura, Política e Educação. Membro do Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais (Obes-UFRN), em convênio com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).

Iury Parente Aragão
Doutorando e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Desenvolve pesquisas na interface entre comunicação e culturas populares. Diretor financeiro da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom). Pesquisador da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Jacqueline Lima Dourado
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Chefe de Departamento de Comunicação Social (DCS-CCE), superintendente de Comunicação Social e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM-UFPI) em Teresina. Líder do grupo de pesquisas em Comunicação, Economia Política e Diversidade (Comum-UFPI).

José Carlos Leite
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, com estágio de pós-doutoramento pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT). Coordenador da pesquisa “Colonialidade do poder, do saber e da arte: críticas transversalizadas” e do Grupo de Pesquisa Assinatura dos Corpos/UFMT.

Junia Mara Martins
Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação (Alaic). Secretária da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Cotidiano e Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (Grupecj-UFPB).

Karina Janz Woitowicz
Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora no Curso de Jornalismo e no Mestrado em Jornalismo ambos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Coordenadora dos grupos de pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação e Jornalismo e Gênero (UEPG) e o projeto de jornalismo cultural na internet Cultura Plural. Vice-presidente da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom).

Larissa Lacerda Menendez
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora associada e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Mato Grosso (ECCO-UFMT). Desenvolveu trabalho com povos indígenas Guarani, no Estado de São Paulo, e Desana, Paumari, Rio Negro e Purus, no estado do Amazonas. Autora do livro "Iconografias do Invisível: a arte de Feliciano e Luís Lana" (Annablume/Fapesp, 2009).

Lawrenberg Advíncula da Silva
Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT) e professor do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Alto Araguaia. Membro do grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade (Unemat) e coordenador-geral da revista científica Comunicação, Cultura e Sociedade. Coordenador do grupo de pesquisa “Por uma geografia das mediações: um estudo sobre as redes subalternas de comunicação e informação entre os espaços da cidade de asfalto”.

Ludmila de Lima Brandão
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com estágio de pós-doutoramento na Universidade de Otawa, na área de Crítica da Cultura. Professora do Departamento de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT). Líder do grupo do Núcleo de Estudos do Contemporâneo (NEC-UFMT). Autora do livro "A casa subjetiva" (Editora Perspectiva, 2002).

Luiz Custódio da Silva
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. Coordenador do Curso de Especialização em Comunicação e Educação e Coordenador de Extensão junto ao Departamento de Comunicação na Universidade Estadual da Paraíba. Coordenador do projeto de pesquisa Critérios de Noticiabilidade da Produção Jornalística na Região Nordeste. Participou, entre outros, da organização do livro “Local x Global: Mídia, Cultura e Identidades” (Armazém Digital, 2009).

Luma Nogueira de Andrade
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção (CE). Vencedora do II Prêmio Ciências (MEC, CNPq, ONU), do Prêmio Educando Pela Diversidade Sexual (Senado Federal) e do Prêmio Artur Guedes. Desenvolve pesquisas nas áreas de direitos humanos, diversidade cultural, etnorracialidade, gênero-sexualidade, educação, políticas públicas e movimentos sociais.

Marcelo Pires de Oliveira
Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicampo) e professor de Comunicação Social na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na Bahia. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Folkcomunicação e dos projetos de extensão Diálogos Avançados em Comunicação e Radialistas.net: Uma outra rádio é possível na web cidadania. Realiza pesquisas nas áreas de comunicacão, história oral, folkcomunicacao, audiovisual, entre outras.

Marcelo Sabbatini
Doutor em Teoria e História da Educação pela Universidad de Salamanca, Espanha, com estágio de pós-doutoramento no Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Posmex/UFPE). Professor do Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor pesquisador da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec-UFPE). Pesquisador do Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação (Gente-UFPE).

Maria Cristina Gobbi
Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital, ambos na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), em Bauru. Coordenadora dos Grupos de Pesquisa sobre o Pensamento Comunicacional Latinoamericano e Comunicação Digital e Interfaces Culturais na América Latina. Vencedora do Prêmio Luiz Beltrão de Maturidade Acadêmica (Intercom) em 2014.

Maria Érica de Oliveira Lima
Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e professora adjunta do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Autora do livro “Midia Regional: Indústria, mercado e cultura” (Editora da UFRN, 2010). Presidente da Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação (Rede Folkcom). Presidente da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom).

Maria Thereza de Oliveira Azevedo
Doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em roteiros cinematográficos pela Escuela de Cine de San Antonio de Los Baños (Cuba). Professora do Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea na Universidade Federal do Mato Grosso (ECCO-UFMT). Líder do grupo de pesquisa Artes Hibridas: intersecções, contaminações e transversalidades. Líder do Coletivo à deriva de intervenções urbanas na cidade de Cuiabá.

Mário Cezar Silva Leite
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio de pós-doutoramento em Estudos de Literaturas Comparadas na Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (IL-UFMT) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da mesma instituição (ECCO-UFMT). Criador e coordenador do Grupo RG Dicke de Estudos em Cultura e Literatura de Mato Grosso (UFMT). Presidente da Rede Centro-Oeste de Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas (CO3). Organizador da Coleção Tibanaré de Estudos Mato-grossenses (Cathedral Publicações/Unesco).

Naine Terena de Jesus
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, e realizando estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT). Membro do Núcleo de Estudos do Contemporâneo da Universidade Federal de Mato Grosso (NEC-UFMT). Pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação (Letece-UFMT).

Sergio Luís Gadini
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do curso de Pós-Graduação em Mídia, Política e Atores Sociais (UEPG). Integra e coordena o Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da UEPG. Coordena o projeto de pesquisa Consumo midiático e a Juventude Paranaense em Tempos de Convergência Tecnológica, a Agência de Jornalismo UEPG (extensão) e a TVCom PG (Associação das Entidades Usuarias do Canal Comunitário de Ponta Grossa). É autor do livro “Interesses cruzados: A produção da cultura no Jornalismo Brasileiro” (Paulus, 2009).

Severino Lucena Filho
Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com estágio de pós-doutoramento no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, em Portugal. Professor associado do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA-UFPB) e do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Pesquisador da Rede Brasileira de Folkcomunicação (Rede Folkcom) e da Associação Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp).

Suelly Maria Maux Dias
Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, jornalismo de comportamento, leitura, gênero e imprensa feminina. É pesquisadora da Rede Brasileira de Folkcomunicação. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) na UFRN/PNPD/Capes.

Suzana Guimarães
Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Bolsista no Programa Nacional de Pós-Doutorado/Capes vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT). Membro do Núcleo de Estudos do Contemporâneo (NEC-UFMT). É autora do livro “Arte na rua: O imperativo da natureza” (EdUFMT, 2007).
Página inicial

Copyright © Folkcom Cuiabá 2015 | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes