Grupos de Trabalho

Grupos de Trabalho

GT 1: Teorias da Folkcomunicação: Fundamentos e Metodologia

Ementa: Este GT tem como foco as discussões científicas da Teoria da Folkcomunicação, as reflexões resultantes das intersecções com outras teorias das Ciências Sociais e Humanas e os diferentes aportes metodológicos utilizados na realização de estudos e pesquisas de campo. Busca-se discutir a base teórica da Folkcomunicação e os métodos das pesquisas que envolvem os diversos objetos da área.

Coordenação: Dra. Cristina Schmidt (UMC/Mogi das Cruzes e Rede Folkcom)

GT 2: Morfologia da Folkcomunicação: Gêneros e Formatos

Desdobramentos empíricos, analíticos ou reflexivos, gerados em distintos espaços geográficos e nos múltiplos campos do conhecimento (Artes, Literatura, Jornalismo, Publicidade, Audiovisual etc.), ancorados nas tradições populares e na agenda midiática, de forma a preservar as identidades culturais. Formatos e tipos folkcomunicacionais, como lendas, literatura de cordel, cantoria, xilogravura popular, modos de expressão legitimados pela religiosidade rústica – como os ex-votos, amuletos e presépios. Formatos lúdicos como bonecos de barros, brinquedos artesanais e brincadeiras de criança. Igualmente, estudos pouco fincados nas raízes históricas da cultura brasileira, como as tatuagens, o funk carioca ou o rap paulista, além de sons e ritmos mestiços, como choro, baião, vaquejada, forró, rasqueado e lambadão. Manifestações como comícios políticos, abaixo assinados, santinhos de propaganda ou cantos de trabalho.

Coordenadora: Dra. Maria Cristina Gobbi (Unesp/Bauru e Rede Folkcom)

GT 3: Conteúdos da Folkcomunicação

Ementa: Este GT pretende ser o espaço para a divulgação das pesquisas em folkmídia, folkturismo, folkmarketing, cibercultura e demais formas de manifestações da cultura popular e popular midiática que, ao longo do tempo, têm se mostrado como nova área de possibilidades em pesquisas no campo da Folkcomunicação. Entende-se mídia como os diferentes veículos de comunicação de massa que, de alguma forma, apropriam-se de elementos da cultura popular. O GT, também, abre espaço para estudos que tenham como foco os processos comunicacionais que integram as manifestações de cultura popular, sejam de cunho religioso, turístico ou mercadológico.

Coordenação: Fábio Rodrigues Corniani (UFSB/Itabuna e Rede Folkcom)

GT 4: Folkcomunicação e Desenvolvimento

Este GT discute as ações de mecanismos folkcomunicacionais que incidem na articulação entre vários atores sociais e instâncias de poder, sejam a sociedade civil, organizações não governamentais, a iniciativa privada, as instituições políticas, ou mesmo, o próprio governo. Cada um exerce seu específico papel comunicacional na consolidação do desenvolvimento local.

Coordenação: Dra. Betânia Maciel (UFRPE/Recife e Rede Folkcom)

GT 5 Folkcomunicação e Decolonialidade

O GT visa estabelecer uma plataforma de discussão sobre a modernidade e sua outra face: a colonialidade. Modernidade e colonialidade raramente têm sido problematizados como constitutivos de um mesmo processo histórico, até que, no final do século XX, passou a ser o foco de interesse de inúmeros pensadores que se agregam à rede de pesquisa Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade (M/C/D). A colonialidade tornou-se operativa por dividir e hierarquizar povos, sociedades e nações, a partir não somente da cor da pele, mas também a partir de seu saber (episteme), seu modo de ser e saber-fazer (na cultura, nas artes, na comunicação e em outras áreas), implicando assim em relações assimétricas de poder. O GT acolherá trabalhos que tratam do tema modernidade/colonialidade como faces de um mesmo processo investigativo em seus distintos campos de pesquisa: comunicacional, político, cultural, epistêmico, estético, entre outros.

Coordenadores: Dr. José Carlos Leite (ECCO-UFMT/Cuiabá), Dr. Osvaldo Meira Trigueiro (participação especial, UFPB/João Pessoa e Rede Folkcom), Dra. Suzana Guimarães (ECCO-UFMT/Cuiabá) e Dra. Larissa Menendez (ECCO-UFMT/Cuiabá).
Página inicial

Copyright © Folkcom Cuiabá 2015 | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes