Prazo inicial para envio de trabalhos completos | 15 de janeiro de 2015 |
Prazo final para envio de trabalhos | 25 de abril de 2015 |
Prazo final para informe de aceites | 05 de maio de 2015 ou conforme fluxo de chegada e aprovação do Comitê Científico ou avaliador ad hoc |
Divulgação da programação de GTs | 10 de maio de 2015 |
Normas para envio de trabalhos
Artigos completos devem ter entre 12 e 15 páginas, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas. Imagens devem vir no corpo do texto.Artigos produzidos por pós-graduandos no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu em Comunicação ou outras áreas do conhecimento devem vir assinados pelo orientador ou coordenador de grupo de pesquisa.
Artigos produzidos por graduandos no âmbito da iniciação científica e/ou de produção de monografia de conclusão de curso devem vir assinados pelo orientador do projeto no mínimo com título de mestre.
A Rede Folkcom estimula a produção de artigos em parceria entre pesquisadores já formados (doutores) e seus orientandos de pós-graduação e de graduação, bem como a indicação formal de que o artigo foi produzido em situação institucional de formação de recursos humanos para pesquisa (Pibic ou orientação de monografia, mestrado, doutorado ou pós-doutorado).
Os trabalhos devem ser enviados em versões Word e PDF para a Coordenação Geral de Grupos de Trabalho no endereço folkcom2015gt@gmail.com, aos cuidados da Diretoria Administrativa da Rede Folkcom (Guilherme Moreira Fernandes).
Autores receberão confirmação via e-mail de recebimento do trabalho e serão informados da sequência de avaliação.
Autores devem indicar para qual GT o trabalho deve ser submetido. Todos os trabalhos serão reenviados aos coordenadores e a membros do Comitê Científico do evento ou avaliadores ad hoc, para avaliação cega por pares.
O trabalho aprovado deverá ser apresentado oralmente no GT por pelo menos um dos autores/coautores para que seja emitido o certificado de apresentação a todos os autores e coautores. Caso o trabalho seja apresentado por graduando, mestrando ou doutorando, deverá fazê-lo com a devida ciência e anuência do orientador do trabalho.
Autores e coautores devem ter feito o pagamento da inscrição para receber o certificado de apresentação de trabalho (ver link “Inscrições” no blog institucional do evento).
Comissão Organizadora da XVII Folkcom/Cuiabá
Download do modelo do paper para submissão: aqui.
Grupos de Trabalho
GT 1: Teorias da Folkcomunicação: Fundamentos e Metodologia
Ementa: Este GT tem como foco as discussões científicas da Teoria da Folkcomunicação, as reflexões resultantes das intersecções com outras teorias das Ciências Sociais e Humanas e os diferentes aportes metodológicos utilizados na realização de estudos e pesquisas de campo. Busca-se discutir a base teórica da Folkcomunicação e os métodos das pesquisas que envolvem os diversos objetos da área.Coordenação: Dra. Cristina Schmidt (UMC/Mogi das Cruzes e Rede Folkcom)
GT 2: Morfologia da Folkcomunicação: Gêneros e Formatos
Desdobramentos empíricos, analíticos ou reflexivos, gerados em distintos espaços geográficos e nos múltiplos campos do conhecimento (Artes, Literatura, Jornalismo, Publicidade, Audiovisual etc.), ancorados nas tradições populares e na agenda midiática, de forma a preservar as identidades culturais. Formatos e tipos folkcomunicacionais, como lendas, literatura de cordel, cantoria, xilogravura popular, modos de expressão legitimados pela religiosidade rústica – como os ex-votos, amuletos e presépios. Formatos lúdicos como bonecos de barros, brinquedos artesanais e brincadeiras de criança. Igualmente, estudos pouco fincados nas raízes históricas da cultura brasileira, como as tatuagens, o funk carioca ou o rap paulista, além de sons e ritmos mestiços, como choro, baião, vaquejada, forró, rasqueado e lambadão. Manifestações como comícios políticos, abaixo assinados, santinhos de propaganda ou cantos de trabalho.Coordenadora: Dra. Maria Cristina Gobbi (Unesp/Bauru e Rede Folkcom)
GT 3: Conteúdos da Folkcomunicação
Ementa: Este GT pretende ser o espaço para a divulgação das pesquisas em folkmídia, folkturismo, folkmarketing, cibercultura e demais formas de manifestações da cultura popular e popular midiática que, ao longo do tempo, têm se mostrado como nova área de possibilidades em pesquisas no campo da Folkcomunicação. Entende-se mídia como os diferentes veículos de comunicação de massa que, de alguma forma, apropriam-se de elementos da cultura popular. O GT, também, abre espaço para estudos que tenham como foco os processos comunicacionais que integram as manifestações de cultura popular, sejam de cunho religioso, turístico ou mercadológico.Coordenação: Fábio Rodrigues Corniani (UFSB/Itabuna e Rede Folkcom)
GT 4: Folkcomunicação e Desenvolvimento
Este GT discute as ações de mecanismos folkcomunicacionais que incidem na articulação entre vários atores sociais e instâncias de poder, sejam a sociedade civil, organizações não governamentais, a iniciativa privada, as instituições políticas, ou mesmo, o próprio governo. Cada um exerce seu específico papel comunicacional na consolidação do desenvolvimento local.Coordenação: Dra. Betânia Maciel (UFRPE/Recife e Rede Folkcom)
GT Folkcomunicação e Decolonialidade
O GT visa estabelecer uma plataforma de discussão sobre a modernidade e sua outra face: a colonialidade. Modernidade e colonialidade raramente têm sido problematizados como constitutivos de um mesmo processo histórico, até que, no final do século XX, passou a ser o foco de interesse de inúmeros pensadores que se agregam à rede de pesquisa Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade (M/C/D). A colonialidade tornou-se operativa por dividir e hierarquizar povos, sociedades e nações, a partir não somente da cor da pele, mas também a partir de seu saber (episteme), seu modo de ser e saber-fazer (na cultura, nas artes, na comunicação e em outras áreas), implicando assim em relações assimétricas de poder. O GT acolherá trabalhos que tratam do tema modernidade/colonialidade como faces de um mesmo processo investigativo em seus distintos campos de pesquisa: comunicacional, político, cultural, epistêmico, estético, entre outros.Coordenadores: Dr. José Carlos Leite (ECCO-UFMT/Cuiabá), Dr. Osvaldo Meira Trigueiro (participação especial, UFPB/João Pessoa e Rede Folkcom), Dra. Suzana Guimarães (ECCO-UFMT/Cuiabá) e Dra. Larissa Menendez (ECCO-UFMT/Cuiabá).