quarta-feira, 24 de junho de 2015

Performance de Herê Fonseca dialoga com narrativas folclóricas brasileiras

O artista visual Herê Fonseca realizou uma performance no saguão do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no dia 11 de junho, à tarde, dando início às atividades culturais e artísticas do segundo dia da XVII Conferência Brasileira de Folkcomunicação, em Cuiabá.

Enquanto membros da Rede Folkcom e convidados realizavam mesas-redondas e promoviam debates sobre a interface entre folkcomunicação e decolonialidade no Auditório do Centro Cultural, Herê Fonseca começava a pintar, com esboços firmes e pincelas rápidas, a tela que depois viria a ser exposta junto com outras atividades do dia.

A partir do imaginário brasileiro sobre lendas e outras narrativas folclóricas, Herê Fonseca propôs produzir, diante do público de pesquisadores e visitantes da Folkcom, uma tela de 2 m x 2,5m, que aos poucos ganhava formas e cores.

O esboço da obra teve participação dos conferencistas e visitantes que passavam pelo saguão. Herê Fonseca perguntava aos observadores da performance de que elementos folclóricos eles se lembravam ali naquele momento.

As informações do público, reelaboradas pelo artista naquele momento, junto com sua própria vivência nos interiores de Minas Gerais e de São Paulo, ganhavam atualização na tela, com formas que sugerem a imaginação de seres fantásticos das lendas brasileiras. O resultado, que pôde ser conferido horas mais tarde, apresentava uma tela com cores escuras, das quais sobressaíam figuras geométricas das bandeirinhas de festas de santo e imagens panorâmicas, em tons de amarelo, azul, vermelho com formas de personagens lendários.

Herê Fonseca, que costuma experimentar vários procedimentos poéticos, cria as próprias cores e tons de cores, aplicando, na performance da Folkcom, pigmentos em tinta látex sobre tela de madeira.

À noite, encerrada a fase de pintura, a tela ficou exposta no saguão do Centro Cultural podendo ser vista pelos conferencistas e visitantes da Folkcom. A tela, doada à UFMT, passa a integrar o patrimônio da universidade e deverá ganhar um espaço no Instituto de Linguagens.

Na exposição “O que é que a cidade tem?”, no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da UFMT, há móbiles feitos de papel marchê, outra experimentação poética também de autoria de Herê Fonseca.

Herê Fonseca participou da XVII Conferência Folkcom a convite da coordenação local e da direção artística e cultural do evento.



Texto: Assessoria de Comunicação Folkcom 2015
Foto: Ângela Coradini


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Folkcom Cuiabá 2015 | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes