quinta-feira, 11 de junho de 2015

Uma ilha ao sul do Chile, seu povo e as transformações ao longo do tempo: publicação traz reflexões

Resultado das incursões de Cristian Yañez Aguilar à uma ilha situada ao sul do Chile, o livro "Quehui: memorias de una isla del sur", evidencia e detalha as transformações que atingem a cultura popular, tradições e a história de um povo ao longo do tempo, com a chegada da modernidade.

A publicação será lançada nesta quinta-feira (11), às 19h30, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), como parte da programação da Folkcom Cuiabá.

Professor e pesquisador da Universidad Austral de Chile, Aguilar começou a elaborar o livro aos 12 anos de idade, quando, na ocasião, agraciado pelo pai com uma câmera, passou a colher depoimentos dos habitantes de Quehui, uma pequena ilha parte do arquipélago de Chiloé, onde vivem cerca de mil pessoas.

As visitas de Cristian aconteciam geralmente no verão, quando acompanhava sua família em férias.

"Era por pura curiosidade. Foi uma forma que encontrei para poder utilizar a câmera. Gostava de conversar com as pessoas, de saber sobre a história de seus antepassados, seus costumes, sua forma de ver e se relacionar com a paisagem que os abrigava", explicou.

As conversas de Aguilar junto à comunidade da ilha durou sete anos. Nesse período, o esboço do que viria a ser o livro se desenvolveu, por meio das anotações - despretensiosas, segundo ele.

Convencido por amigos pesquisadores, decidiu, tempos depois, a recuperar as memórias para organizar a publicação.

"A realidade social se reconstrói mediante estas memórias e permite compreender os efeitos de fragmentação e câmbio social que tem ocorrido na ilha, com a modernização e a influência do neoliberalismo na área", conclui.

Assessoria Folkcom
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Folkcom Cuiabá 2015 | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes