terça-feira, 9 de junho de 2015

Oficinas e minicursos terão início na manhã desta quarta-feira (10)

Nesta quarta-feira (10) serão realizadas oficinas e minicursos em diversas salas do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso. As atividades acontecem das 8h ao meio-dia e fazem parte da XVII Conferência Brasileira de Folkcomunicação, evento que acontece no campus Cuiabá, até a próxima sexta-feira (12).

Na sala 37 ocorre a oficina “Hospedagem Solidária: Redes de afeto e de interações culturais na contemporaneidade”, a ser ministrada pela professora Junia Martins. Ela é mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas (UFPB) e pesquisadora associada à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), à Associação Latino-americana de Investigadores da Folkcomunicação (Alaic) e à Rede Folkcom.

A oficina traz o estudo de caso do projeto de hospedagem solidária oferecido pelo Congresso Intercom Nordeste 2014, sediado em João Pessoa-PB, tendo como objetivo oferecer as ferramentas básicas para a realização de um projeto deste tipo - e, ao mesmo tempo, incitar o diálogo sobre a humanização das relações.

Já o professor Marcelo Pires de Oliveira será o responsável por ofertar a oficina “História em quadrinhos como ferramenta de ensino e leitura”, que ocorrerá na sala 33. A intenção será de demonstrar como as histórias em quadrinhos podem ser uma importante ferramenta entre crianças e jovens no ensino da leitura.

"Breve História das Histórias em Quadrinhos", "Quadrinhos é Arte", "Tipologia das Histórias em Quadrinhos" e "Modelos de ensino de leitura com HQs" serão alguns dos conteúdos a serem trabalhados na oficina.

O jornalista Júnior Pinheiro, mestrando do programa de Pós Graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas (UFPB) e também coordenador da TV UFPB, ministrará o minicurso de Vídeo Popular e Movimentos Sociais. A atividade pretende familiarizar pesquisadores e profissionais da comunicação às potencialidades das novas tecnologias audiovisuais e à produção de conteúdo comunitário e popular de baixo orçamento.

Além disso, tem a intenção de analisar os usos e efeitos do vídeo em causas sociais, como, por exemplo, nas manifestações populares, ocorridas em várias partes do mundo, nos últimos anos.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas por meio deste blog e também no próprio dia, no saguão do IL.

Helson França - Assessoria Folkcom
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Folkcom Cuiabá 2015 | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes