domingo, 7 de junho de 2015

Livro sobre produção do conhecimento quilombola será lançado na Folkcom

O livro "Quilombolas do Vale do Guaporé: modos de conhecimento e territorialidade", resultado de uma parceria entre os professores José Carlos Leite e Verone Cristina da Silva, será lançado durante a XVII Conferência Brasileira de Folkcomunicação, que será realizada de 10 a 12 de junho na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A publicação foca nos modos de produção do conhecimento quilombola por meio de suas práticas relacionadas aos cultivos agroflorestais, processos de transformação de suas atividades na relação com o manejo do gado e o acesso ao mercado.

"Esse conjunto vivências os tem levado a novos processos de aprendizagem, através da participação em associações, eventos políticos e outras formas de organização, a fim de acessar direitos territoriais por meio da auto-identificação e todo seu conteúdo cultural", ressalta Leite.

Os autores ressaltam que o interesse do livro está voltado em demonstrar a importância do “saber-fazer” na manutenção do modo de vida dessas famílias, que vivem nas comunidades de Retiro e Boqueirão, situadas no município de Vila Bela da Santíssima Trindade.

"As descrições enfatizam especialidades dos remanescentes para construção de casas, produção de alimentos e bebidas cerimoniais, fabricação de artefatos em couro e palha, manejo agrícola e do gado, diagnóstico e cura de doenças em humanos, animais e plantas. Há ainda aqueles que atuam no ritual do Congo e a dança Chorado", detalha Leite.

O livro, destaca o professor, é resultado da primeira fase do projeto de pesquisa Guyagrofor, formado por países do continente europeu (Holanda, Bélgica, Portugal) e da América do Sul (Venezuela, Suriname, Brasil), com o objetivo de investigar os saberes ameríndios e quilombolas sobre sistemas agroflorestais e a manutenção da biodiversidade. 

O livro é uma publicação da Editora da UFMT (EdUFMT) e Editora Sustentável. A obra estará disponível no site da EdUFMT para download após o lançamento.

Folkcom Cuiabá

Na mesa redonda do dia 11 de junho (quinta-feira), denominada "Saberes e fazeres tradicionais: Epistemes Outras e ativismo na comunicação e na cultura contemporânea", que começa às 8h, o assunto do livro também entrará na discussão, uma vez que dialoga com o tema em questão – folkcomunicação e decolonialidade.

Confira o vídeo-convitefeito pelo professor José Carlos Leite para a XVII Conferência Brasileira de Folkcomunicação.



Texto: Helson de França e Andreza Pereira - Assessoria Folkcom





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Folkcom Cuiabá 2015 | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes