quinta-feira, 25 de junho de 2015

Folkcom performa ‘Passeio com Sombrinhas’

No dia 11 de junho, segundo dia da Conferência Brasileira de Folkcomunicação, participantes e visitantes do evento foram convidados a participar também da performance “Passeio com sombinhas”, organizado pelo Coletivo à Deriva. Do Centro Cultural da UFMT, onde as sombrinhas coloridas foram expostas e disponibilizadas, o Coletivo à Dervia arrastou um grupo de pessoas com sombrinhas para fazer um passeio pelo bosque do campus universitário.

“Sombras que passeiam” é uma performance coordenada por Maria Thereza de Oliveira Azevedo, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT e do Coletivo à Deriva.

A ideia da performance emergiu de discussões com alunos de pós-graduação e de graduação no âmbito do Coletivo. Entre as informações dos debates, a imagem recorrente, algo folclórica, de pessoas andando apressadas no campus da UFMT entre uma árvore e outra, procurando sombra para se proteger do Sol forte em Cuiabá.

Quintais - O debate trouxe para a pauta uma das experiências mais desastrosas no “desenvolvimento” da cidade de Cuiabá: a derrubada dos tradicionais quintais cuiabanos, que culturalmente equivalem à experiência de jardinagem de países da Europa e da Ásia como a reinvenção da natureza no espaço urbano.

Pouco ou nada pensados em termos urbanísticos, os quintais, com suas sombras, vêm sendo dizimados na medida em que residências são transformadas em espaços de novos negócios, principalmente no Centro e nos bairros do entorno.

“Passeio com sombrinhas” foi concebido como crítica à perda das melhores memórias da cidade, que testemunha a destruição de seus quintais constituintes da paisagem urbana e também pela falta de uma política mais contundente de arborização pública para a Grande Cuiabá, que inclui o município vizinho de Várzea Grande.

A performance foi inicialmente realizada em 2012 no Centro Histórico de Cuiabá, como atividade do Coletivo então em formação na UFMT. Em abril de 2013, a performance constituiu a programação do evento “Performance, Corpo e Política”, em Brasília.

Na Folkcom 2015, Maria Thereza de Oliveira Azevedo disponibilizou as sombrinhas no corredor que conecta o hall do Centro Cultural ao auditório onde se realizavam mesas-redondas e conferências.

O passeio, sob as sombras das árvores do bosque da UFMT, buscou integrar convidados e visitantes da Folkcom 2015 aos debates culturais, artísticos e políticos que atravessam as atividades do Coletivo à Deriva no âmbito do PPG ECCO-UFMT.





Texto: Assessoria Folkcom 2015 
Fotos: Junia Martins



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Folkcom Cuiabá 2015 | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes